Tuesday, February 14, 2012

FACE BOOK O BIG BROTHER INTERNAUTA

Ao meu ver o FB e assim:

E um espaço publico onde compartilhamos nossos pensamentos, noticias, poemas que nos tocam, piadas, fotos, eventos. Promovemos nossos trabalhos, talentos, receitas, viagens, compartilhamos as musicas que curtimos. Falamos de artes, esportes, de política e ate religião e crenças. (Temas altamente perigosos e polêmicos, mas, mesmo assim, vez que outra nos arriscamos ). Batemos papo. Papos sérios, papos cabeça, papos de boteco, jogamos conversa fora, confraternizamos, discutimos, reencontramos amigos, parentes perdidos afastados pela distancia e pelo tempo. Fazemos novos amigos, sorrimos, choramos, damos gargalhadas, soltamos gritos de desabafo.

E uma grande sala de visitas. Todos interagimos, nos expomos, mostramos nossas qualidades, virtudes, muitas vezes nossas fraquezas, medos, preocupações e preferências. Declaramos nossos amores, gostos e assim, sutilmente, deixamos transparecer nosso caráter, nossa personalidade. Somos o que somos na vida la fora e aqui dentro do FB.  Falamos praticamente todos ao mesmo tempo como em uma grande família italiana ou brasileira.  O papo vai rolando noite e dia. Não tem fim.

Assim como na sala de visitas ou em uma mesa de bar, ouço e participo de todo tipo de conversa. Quem e que nunca falou "abobrinha", contou uma mentira de pescador, contou uma piada sem graca, fez fofoca da vizinha, da emprega, da sogra ou da secretaria do patrão?  Tudo e valido ate certo ponto. Afinal de contas, ninguém e perfeito, de ferro.

Normalmente quando ouço opiniões das quais não compactuo ou não concordo, fico calada, considero a fonte e ignoro.  Possuo ouvidos seletivos e um bom grau de tolerância (ainda que muitos pensem que não).  Quando a infamia, a mentira, o desrespeito, a calunia repete-se dia após dia, hora após hora e sempre pelo mesmo ou mesmos cidadoes, enchendo o meu mural na mesma proporção que enche o meu “saco” (perdão pelo meu frances) e então que eu digo NÃO.

No FB existe a opção de curtir e comentar. Podemos usar uma ou outra ou as duas simultaneamente. Se existe a opção e para ser usada eu uso. Desculpem os meus “amigos” que falam o que querem porem, não aceitam ser contrariados. O espaco comentário, não necessariamente e para concordar, elogiar ou lustrar o nosso ego. O espaço e livre, assim como e livre o ato de se expressar.   Não pretenda que eu va chamar o meu “amigo” contador de lorotas, desrespeitador ou preconceituoso no cantinho, no escurinho, em particular para expressar a minha opinião. Assim como na sala de visitas ou na mesa do bar acontecem divergências e discussões, ao meu ver, no FB a dinâmica e a mesma. Assim como tambem, continua valendo, a etica e o bom senso para o convivio social saudavel e dentro de um clima de respeito.

Existem algumas opinioes que eu sou resistente e intolerante. Não e que eu sinta prazer em ser do contra. Muito pelo contrario. Eu sou da paz, do amor, do riso, da musica, da festa, da confraternização, da família unida, da natureza, do mar, das flores, das crianças,
  
Aqui vai uma listinha pequena, somente 5 itens, de opiniões que irão despertar em mim, aquele desejo forte, quase compulsivo de comentar e com certeza o “amigo” não ira gostar.  

  • ·         Sensacionalismo (aquelas noticias ou fotos explicitas de corpos mutilados, sangue, animais dilacerados, etc.) Simplesmente retiro rapidamente do meu mural.
  • ·         Comentarios preconceituosos e pejorativos sobre preferência sexual, raça, aparência física, idade, preferência partidária, religião....
  • ·        Comentários onde o “amigo” dono da verdade desrespeita o cidadão que votou no candidato político que não e o da sua preferência.  
  • ·         Plagio. Nao gosto da mesma forma que não compactuo com o furto, e roubo.
  • ·         Acho de péssimo mau gosto, triste, deplorável as piadas ou comentários maldosos explorando a dor, a morte, o sofrimento, a doença de outro ser humano. 
  • Fake news, Informacoes falsas, erradas e mentirosas. Existem ferramentas para evitar a divulgacao de noticias mentirosas portanto, quem as propaga o faz com um objetivo obscuro.
Gosto de estar perto de pessoas positivas, estimulantes, que acrescentam. Gosto de pessoas que respeitam os seus semelhantes assim como os seus “diferentes”.
Quem achar que sou chata, cri-cri e intolerante, e muito simples resolver o problema: Em um simples apertar de tecla.....puff ! Fui e a recíproca e verdadeira. Foi.

O que eu não poço e deixar de ser quem eu sou, ou deixar de lutar por aquilo que eu acredito.

Nao posso deixar de ser quem sou, apesar de amar a quem amo e as vezes discordar seriamente de quem amo.